sexta-feira, 18 de julho de 2008

Falta-me pachorra

Por Wagner Araújo


Falta-me pachorra, ao saber que segundo os livros de história, se reuniam em ''areópagos'' na antiga terra de Santa Cruz, aqueles que nos deixaram como herança essa cultura...

...Cultura imposta logo às primeiras descobertas a que o homem faz por natureza - uma vez que este iniciou sua existência - e nos ensina a desconfiar de tudo e todos.
Jazem a dignidade, ética e moral; atos que remetem ao respeito.

Falta-me pachorra!

Eu não sou dono da verdade; mas ela esta contida em mim!
...Porque dinheiro é um pedaço de papel: Pega fogo fácil!
Pode até remendar com ‘'Durex’’ mas não é todo mundo que o aceita.

E falta-me pachorra!

*Eu não acho mais graça nenhuma nesse ruído constante que fazem as falas das pessoas falando, cochichando, reclamando...
...O que elas querem mesmo é reclamar.
Como uma pintada em minha orelha, ou como uma abelha, ou qualquer outra coisa pentelha.
E quando tentam guardar segredos que todo mundo já sabe ou se não sabe desconfia.

Eu não vou mais ficar ouvindo distraído eles falarem deles e do que eles fariam se fosse com eles...
...E o que eles não fazem de jeito nenhum como se interessasse a qualquer um.

Eles são todas as pessoas, fora os mudos.

Se eles querem falar de mim, de nós, de nós dois, falem longe da minha janela se for para falar do meu amor.

Eu agora só escuto rádio, vitrola, gravador, campainha, telefone, secretária eletrônica.
Eu não os ouço nunca mais, ou pelo menos por enquanto.

Quem quiser papo comigo tem que calar a boca em quanto eu fecho o bico.

E estamos conversados!
(Arnaldo Antunes)
Adaptação de texto: Wagner Araújo

Nenhum comentário: